quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?


Quem sou como professor e aprendiz?

Procuro ser uma professora que cria situações problemas do dia-a-dia dos alunos em sala de aula para aguçar sua curiosidade e juntos procurarmos uma solução, respeitando a opinião de cada um para que juntos consigamos aprender.
Minha dificuldade está em saber quando usar a tecnologia, e como utilizar estes recursos em sala de aula diante do critério que só pode-se levar a tecnologia se ela estiver a serviço dos conteúdos e a maioria dos alunos quando é levado ao laboratório de informática preferem os jogos e a internet. Estas aulas ainda são relativamente uma novidade, por este motivo a relação da escola com a tecnologia ainda é confusa e conflituosa.
Acredito estar consciente que nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho pedagógico e no momento que compartilho minhas idéias e vivências didáticas com meus colegas enriqueço o trabalho proposto e conseqüentemente o crescimento do grupo docente aumentará a qualidade do ensino.
Não posso deixar de lado que o planejamento deve ir ao encontro das necessidades básicas como também do interesse do nosso aluno e as horas que passamos em sala são preciosas, pois temos a chance de transmitir o conhecimento e incentivar ao uso das tecnologias.
Inicialmente com a chegada da tecnologia na escola houve uma preocupação com esta novidade, mas para meus alunos que tem acesso e muita facilidade com o computador, internet, e-mail, jogos, celulares, câmaras digitais é uma alegria, cabe a mim como professora acompanhar o modernismo das TICs.
É importante entender que a vida é uma eterna aprendizagem, com isso a necessidade da reflexão do meu trabalho como professor avaliar-me para continuar nesta caminhada para garantir um futuro melhor para todos.

Um comentário:

  1. Oi Carilene,

    Achei interessante quando vc diz acreditar estar consciente que nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho pedagógico e no momento que compartilha suas idéias e vivências didáticas com seus colegas enriqueçe o trabalho proposto e conseqüentemente o crescimento do grupo docente que aumentará a qualidade do ensino.Realmente nenhum meio tecnológico substitui o nosso humanismo no dia a dia.
    Cheiro!
    Maria Ivan.

    ResponderExcluir